Eu sou Juliane Guzzoni, jornalista, mestre em Comunicação, especializada em televisão.
Durante quase 30 anos atuei como repórter e apresentadora em algumas das maiores emissoras de TV do mundo. Ao longo dessa trajetória, realizei mais de 50.000 entrevistas, conversei com pessoas de todas as classes sociais, de todos os níveis culturais e conheci praticamente todo tipo de ambiente que um ser humano pode frequentar em algum momento de sua vida.
Foi assim que identifiquei o quão é presente uma das maiores dores da humanidade: “O medo de falar em público”. A dificuldade de expor seus pensamentos, de organizar ideias e compreender suas emoções, o que gera uma barreira na comunicação.
E, a partir dessa observação, juntamente com o estudo das minhas próprias lacunas, percebi que era preciso buscar ferramentas e habilidades indispensáveis para a mudança de comportamento.
Então comecei a minhas buscas por uma nova mentalidade e uma comunicação mais assertiva, uma comunicação exponencial – e foi assim que acabei desenvolvendo a minha própria técnica, que quero passar para você neste curso.
As pessoas lhe analisam antes mesmo de falar com você. Como está a sua presença e conteúdo no digital? Você consegue ter conteúdos relevantes que despertem interesse de sua audiência?
A atenção está no digital, quem está fora dele está fora do presente e do futuro. Não fique para trás.
Para que a conexão entre nós e a audiência seja duradoura, a imagem que propagamos tem que ser muito verdadeira. Então, antes de começar a produzir conteúdo sem nenhum planejamento, é interessante refletir, analisar e definir o que você pretende levar para o digital.
É preciso escolher a área, o assunto e a abordagem que você vai trabalhar! Pode ser sua área de atuação , ou uma área que é uma paixão... mas você precisa conhecer muito bem o assunto.
A partir do momento que você definiu o assunto que você vai explorar no digital, você tem um ponto de partida. Mas é hora de levantar informações e definir como você pretende trabalhar cada tema e cada abordagem.
Partindo do princípio que você estudou, pesquisou a fundo a área ou o assunto que você quer trabalhar no digital, você já viu que existem várias abordagens e agora precisa começar a fazer a seleção das informações.
À medida que eu começo a pesquisar e levantar assuntos e informações que podem ser de interesse coletivo, eu vou mapeando, vou construindo um mapa de informações e é a partir deste mapa que eu vou produzir os conteúdos que vou levar para o digital.
Quando você começa a organizar, de forma até sistemática, todos esses temas, levantando dados, reunindo conceitos, entendimentos de modo que isso vá se tornando útil para as pessoas, você está gerando informação.
Quando você se dá conta que a partir de uma informação você pode transformar a realidade de uma pessoa, de uma família ou até de uma comunidade, é aqui que a gente se apaixona pela comunicação.
Aqui falo que este movimento é um movimento natural. Tudo aquilo que você já faz no dia a dia, tudo o que faz parte das suas paixões, da sua expertise, você só vai expandir. Você leva para o Digital o que já é seu.
Fica muito mais fácil ir para o vídeo, levar para o vídeo, esses conteúdos fracionados e sistematicamente organizados quando você entende que o seu conhecimento pode ser compartilhado em doses homeopáticas...
Ir para o palco é uma consequência natural. Mas o que muda na hora de se comunicar como público “ao vivo”? E o que você precisa fazer para entender que aquele espaço ‘tão privilegiado’ também é para você.
Aqui é preciso explicar o que diferencia a linguagem do vídeo das outras formas de linguagem que conhecemos. Não adiante escrever e querer ler o que escreveu que não vai funcionar. Você vai parecer um robô diante da câmera. Mas também não é um bicho de sete cabeças....
Agora que você já entendeu que existe um meio de se levar informação para o público, fica ainda mais fácil organizar as informações quando você tem em mãos um modelo de roteiro que auxilia na organização da fala, na construção da mensagem que vai ser transmitida pelo vídeo.
O texto para o vídeo tem uma peculiaridade. É um texto escrito para ser falado e não para ser lido. É um texto coloquial, muito simples, com frases curtas e com as informações organizadas em pequenos blocos, de maneira sequencial e lógica.
A melhor voz é a sua voz natural. Esqueça aquelas impostações de voz que se usava até algumas décadas atras. Um bom comunicador traduz expressões difíceis para que a mensagem chegue da forma mais cara possível ao ouvinte ou espectador.
mensagem e você pode estar se perguntando: Mas como ter essa presença? Postura, cuidados pessoais – roupa, cabelo, maquiagem... desenvoltura.
Começamos com as gravações, mas ir para o “ao vivo” é um caminho natural. Com o tempo (e nem precisa de muito tempo) você aprende a organizar as deias e pensamentos de modo muito rápido e intuitivo, mas até lá, trabalhe pequenos conteúdos, vai treinando, melhorando sua performance... e de repente tudo torna-se muito natural.
Falaremos sobre os cuidados técnicos que você terá. A luz, o cenário, o áudio, a edição. Tudo isto é parte de um mecanismo que você irá incorporar como seu.
Não ignore planejamento. Ele é determinante para a produção de conteúdo de qualidade. Se você está começando agora, não se compare com quem já está há anos produzindo com frequência. Você vai chegar lá.
Agora quero ver você entrar em ação...
Quando você começa a idealizar um conteúdo ou produto, você precisa visualizar o final... ainda que ele pareça distante, mas é fundamental saber o que você deseja oferecer, apresentar ao seu público.
Ao adquirir este curso, você conseguirá produzir conteúdo digital com segurança, praticidade e agilidade. Conseguirá transformar seu conhecimento em um conteúdo digital relevante para os que lhe seguem. Tudo isto utilizando um método didático desenvolvido e utilizado por profissionais da comunicação, jornalistas, produtores, roteiristas!
Com este item de bônus, você terá a ótima oportunidade de colocar em prática, com minha supervisão e em grupo, todo o conteúdo aprendido!
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